Dr. Mahmoud Abbas (Abu Mazen), nasceu em 1935 em Safed, norte de Israel, naquela época parte do Mandato Britânico . Abbas deixou sua cidade natal com sua família em 1948, quando Israel foi criado, indo para a Síria. Ele é bacharel em Direito pela Universidade de Damasco. Oriental de Moscou. Sua tese de doutorado nega que seis milhões de judeus morreram na Segunda Guerra Mundial. Em seu livro de língua árabe "A relação secreta entre o nazismo eo sionismo" Abbas rejeita "a fantasia sionista, a mentira fantástica que seis milhões de judeus foram mortos. O número limitado que fez sucumbir foram vítimas de um [nazi-sionista] enredo comum" .
Mahmoud Abbas foi um dos fundadores do Movimento de Libertação Nacional Palestina (Fatah) apresentar, junto com Yasser Arafat, em 1964 o início da organização terrorista dedicada à destruição de Israel. Desde 1968 ele tem sido um membro do Conselho Nacional Palestino (PNC) e subiu para secretário-geral do Comitê Executivo da OLP. O Comitê Executivo e do PNC são os dois principais órgãos de decisão da OLP.
Abbas é considerado um moderado, um dos árabes palestinos interessados em uma solução pacífica para o conflito com Israel. Ele defendeu as negociações com os israelenses e iniciou um diálogo com os movimentos pacifistas e judeus na década de 1970. . Ele liderou as negociações com Matiyahu Peled, que resultou no anúncio de "princípios da paz" com base em uma solução de dois estados, em janeiro de 1977. . Ele também coordenou o processo de negociação durante a Conferência de Madrid de 1991 . Seus contatos com a esquerda israelense longa lhe rendeu uma reputação como uma pomba da OLP e chefiou a equipe de negociação palestina para as negociações secretas de Oslo.
Abbas, por conseguinte, desempenhou um papel fundamental no processo de Paz de Oslo na década de 1990 . Como Secretário Geral do Comitê Executivo da OLP, Abbas foi signatário da Declaração de Princípios de 1993 que lançou o processo de paz de Oslo. Dois anos depois, em 1995, Abbas assinou o acordo de paz provisório com Israel.
POR:ALYNE RODRIGUES
Nenhum comentário:
Postar um comentário