Quem somos nós?

Minha foto
Este é o Blog do 9° Ano E - Vespertino, onde estudamos os conteúdos de Geografia de forma rápida e moderna.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

CISJORDâNIA

é um território sob ocupação de Israel, reclamado pela Autoridade Palestiniana e pela Jordânia, situado na margem ocidental do rio Jordão. É limitado a leste pela Jordânia e a norte, sul e oeste por Israel.
Até 1948, integrava a parcela remanescente da Palestina histórica,a qual foi dividida em três partes: uma parte passou a integrar o Estado de Israel e as duas outras, Faixa de Gaza e a Cisjordânia, ambas de maioria árabo-palestina, deveriam integrar um Estado palestino, a ser criado conforme a Resolução 181 das Nações Unidas (1947), com a anuência da anterior potência colonial da zona, o Reino Unido..
Desde 2000 e após a Segunda Intifada, as condições de vida da populações palestina na Cisjordânia suscita preocupação das organizações multilaterais. Várias missões enviadas pela mandatées ONU, assim como inúmeros testemunhos, indicam uma enorme regressão da qualidade de vida, do nível de educação e das condições sanitárias da população, sendo que o Estado de Israel controla 85% dos recursos hídricos das áreas sob jurisdição da Autoridade Palestina. O principal problema citado é o aumento, desde a Segunda Intifada, das severas restrições à circulação de mercadorias e pessoas impostas pelas Forças Armadas de Israel.
A Cisjordânia conta com uma população de 2.535.927 de habitantes, dos quais 2.171.927 são árabes palestinianos e 364.000 colonos judeus (incluem-se neste número os colonos de Jerusalém Oriental).

As crianças judias dos colonatos são educadas em escolas que seguem o sistema educativo israelita, enquanto que as crianças árabes são educadas de acordo com um sistema desenvolvido pela Autoridade Nacional Palestiniana, que desde 1994, e em resultado dos Acordos de Oslo, tem a educação como sua responsabilidade (entre 1967 e 1994 o currículo estudado pelos alunos árabes era semelhante ao da Jordânia). Algumas organizações cristãs possuem escolas privadas em cidades da Cisjordânia.
por:alyne rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário