Quem somos nós?

Minha foto
Este é o Blog do 9° Ano E - Vespertino, onde estudamos os conteúdos de Geografia de forma rápida e moderna.

domingo, 12 de setembro de 2010

Benjamin Netanyahu - Primeiro-Ministro de Israel



       Benjamin Netanyahu - soldado, diplomata e o nono primeiro-ministro do Estado de Israel - nasceu em Tel Aviv em 1949 e cresceu em Jerusalém. Ele passou a adolescência nos Estados Unidos, onde seu pai - um historiador observou - ensinou história judaica.
       Voltando a Israel em 1967 para cumprir as suas obrigações militares, Netanyahu ofereceu-se para uma unidade de elite do exército de Israel e participou de uma série de operações ousadas, incluindo a libertação de reféns de um avião seqüestrado Sabena Airlines no Aeroporto Ben-Gurion, em uma operação que ele estava ferido. Ele recebeu alta da IDF, após seis anos com a patente de capitão. Netanyahu, em seguida, estudou no MIT em Boston, e recebeu uma licenciatura na arquitetura e um mestrado em Estudos de Gestão. Ele também estudou ciência política na Universidade de Harvard e MIT. Em 1976 ele foi contratado pelo Boston Consulting Group, uma firma de consultoria de negócios internacionais, e mais tarde se juntou a gestão das indústrias Rim em Jerusalém. Na década de 1980, foi embaixador de Israel nos Estados Unidos e depois na Organização das Nações Unidas. De regresso ao seu país, em 1988, foi eleito deputado e ocupou o cargo de vice-ministro dos Negócios Estrangeiros no governo de Yitzhak Shamir, ganhando influência crescente no partido e em várias áreas do governo.
      Foi primeiro-ministro entre os anos de 1996 e 1998. Sucedeu Shimon Peres e foi sucedido por Ehud Barak. Sucede a Ehud Olmert, do Kadima. Foi ministro das Finanças de Israel até 9 de agosto de 2005, quando renunciou em protesto contra o Plano de desocupação da Faixa de Gaza, defendido pelo primeiro-ministro Ariel Sharon. Retomou a liderança do Likud em 20 de Dezembro de 2005. Em dezembro de 2006, tornou-se líder oficial da oposição na Knesset e presidente do seu partido.


JOÃO VICTOR DE SOUZA NEVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário