Quem somos nós?

Minha foto
Este é o Blog do 9° Ano E - Vespertino, onde estudamos os conteúdos de Geografia de forma rápida e moderna.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O Hamas .

O Hamas é uma organização radical palestina que não reconhece a existência do Estado de Israel e que, desde junho de 2007, controla a Faixa de Gaza. Hamas é a abreviatura para Harakat Al-Muqawama al-Islamia (Movimento de Resistência Islâmica).
O Hamas é, ao mesmo tempo, um partido político e um movimento militar, as Brigadas Qassam. São elas que organizam os ataques com mísseis contra Israel.
As origens do grupo remontam à Irmandade Islâmica, organização fundamentalista criada em 1928 no Egito. Com o início da primeira Intifada (insurreição, em árabe) contra Israel, em 1987, a Irmandade Islâmica criou um braço armado, o qual chamou de Hamas.
A organização ficou conhecida somente em 14 de dezembro de 1987, quando o nome Hamas surgiu num panfleto em que o grupo anunciava sua luta contra Israel. O Hamas prega o fim do Estado de Israel e a sua substituição por um Estado palestino que ocuparia a área onde hoje estão Israel, a Faixa de Gaza e a Cisjordânia.
Apesar das posições radicais do Hamas, Israel no início apoiou o braço político-assistencial do grupo, numa tentativa de enfraquecer a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), então liderada por Yasser Arafat e sediada em Túnis.
A intenção era mostrar que havia forças nas zonas ocupadas que poderiam representar melhor os palestinos do que a OLP. Anos antes, Israel já havia tentado provar que a OLP não era o único representante dos palestinos.
O Hamas é considerado uma organização terrorista pela União Europeia, pelos Estados Unidos, pelo Canadá, pelo Japão e, claro, por Israel.
Para muitos palestinos, entretanto, trata-se de uma organização beneficente, que presta ajuda e assistência nos lugares onde a Autoridade Nacional Palestina (ANP) falha.
Foi também graças à atuação do Hamas que foram inaugurados hospitais, jardins-de-infância, escolas e pontos de distribuição de sopa nos territórios em conflito, o que permitiu que a organização ganhasse amparo junto à parte pobre da população palestina.
O Hamas virou um partido político em 2005. Em janeiro do ano seguinte, venceu as eleições parlamentares palestinas, derrotando o Fatah e ficando com a maioria das cadeiras.
Em junho de 2007, a chamada Batalha de Gaza resultou na expulsão do Fatah da Faixa de Gaza, que passou a ser controlada pelo Hamas. Em resposta, o presidente palestino, Mahmud Abbas, retirou representantes do Hamas do governo da Autoridade Nacional Palestina na Cisjordânia.
 
Leo do Nascimento
Hillary Diane Rodham Clinton, (Chicago, 26 de outubro de 1947) é a 67ª Secretária de Estado dos Estados Unidos, servindo na administração do presidente estadunidense Barack Obama. Foi Senadora de Nova Iorque de 2001 a 2009 e, como esposa do ex-presidente norte-americano Bill Clinton, foi também a 44ª Primeira-dama dos Estados Unidos, de 1993 a 2001. Foi uma das principais candidatas para a eleição da nomeação presidencial democrata de 2008. Nativa de Illinois, Hillary Rodham atraiu primeiramente a atenção nacional em 1969 por seus comentários como a primeira aluna a remeter o discurso de formatura no Wellesley College. Embarcou na carreira de direito após sua graduação de Faculdade de Direito de Yale em 1973. Seguindo uma tarefa como advogada legal Congressional, mudou-se para o Arkansas em 1974 e casou-se com William Jefferson Clinton em 1975. Em 1977, Rodham co-fundou o Arkansas Advocates for Children and Families. Em 1978, tornou-se a primeira presidente mulher do Legal Services Corporation. Foi nomeada a primeira sócia mulher da Firma de Direito de Rose em 1979, e foi duas vezes listada como uma das cem mais influentes advogadas na América. Foi Primeira-dama do Arkansas de 1979 a 1981 e de 1983 a 1992, e com sucesso, levou uma força tarefa para reformar o sistema de educação do Arkansas. Hillary posava para os cartazes do Wal-Mart e diversas outras cooperações.
          Por:Vinicius da Costa                      

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Benjamin Netanyahu é um político israelense, atual chefe do partido conservador Likud e primeiro-ministro de Israel. Foi primeiro-ministro entre os anos de 1996 e 1998. Sucedeu Shimon Peres e foi sucedido por Ehud Barak. Sucede a Ehud Olmert, do Kadima. Foi ministro das Finanças de Israel até 9 de agosto de 2005, quando renunciou em protesto contra o Plano de desocupação da Faixa de Gaza, defendido pelo primeiro-ministro Ariel Sharon. Retomou a liderança do Likud em 20 de Dezembro de 2005. Em dezembro de 2006, tornou-se líder oficial da oposição na Knesset e presidente do seu partido.

Hillary Diane Rodham Clinton, é a 67ª Secretária de Estado dos Estados Unidos, servindo na administração do presidente Barack Obama. Foi Senadora de Nova Iorque de 2001 a 2009 e como esposa do ex-presidente Bill Clinton, foi também a 44ª Primeira-dama dos Estados Unidos de 1993 a 2001. Embarcou na carreira de direito após sua graduação de Faculdade de Direito de Yale em 1973. Em 1978, tornou-se a primeira presidente mulher do Legal Services Corporation. Foi nomeada a primeira sócia mulher da Firma de Direito de Rose em 1979, e foi duas vezes listada como uma das cem mais influentes advogadas na América. Foi Primeira-dama do Arkansas de 1979 a 1981 e de 1983 a 1992, e com sucesso, levou uma força tarefa para reformar o sistema de educação do Arkansas.                
                                                                                 Isabella Costa. *-*

sábado, 25 de setembro de 2010

Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina
É co-fundador do Fatah, movimento que rivaliza com o Hamas. Criou a facção em parceria com Yasser Arafat, em 1959. Conhecido também como Abu Mazen, Abbas foi eleito para o comando da ANP em 2005, ano seguinte ao da morte de Arafat. Antes de presidente, foi primeiro-ministro da ANP, cargo que alcançou em 2003. Por sua moderação e disposição para o diálogo, teve sempre aceitação internacional superior à de Arafat. Quando o Hamas venceu as eleições legislativas palestinas, em janeiro de 2006, quebrando o domínio de mais de dez anos do Fatah, Abbas chegou a formar um governo de coalizão com o grupo, aprovando o nome de Ismail Haniya para primeiro-ministro dos palestinos. Mas a paz durou pouco. Logo, os dois se viram em disputas internas que culminariam no cisma dos palestinos, agora divididos entre o governo da Faixa de Gaza, onde há 1,5 milhão de habitantes, e o da Cisjordânia, com 2,6 milhões. No atual conflito, Abbas não deu apoio ao Hamas, de quem é rival, mas já disparou duras críticas à campanha de Israel, que chamou de “criminosa e bárbara” e de “o mais sangrento dos massacres”. Na mesma ocasião, ameaçou abandonar as negociações para um acordo de paz com o estado judeu. Nascido em Safed, antiga Palestina, em 1935, Mahmoud Abbas é um dos poucos fundadores da Fatah ainda vivos. Considerado um intelectual da causa palestina, escreveu vários livros, entre eles um polêmico estudo sobre o Holocausto.



Leticia Vargas ;*
Al-Fatah - Movimento pela Libertação da Palestina. Sob a liderança de Yasser Arafat, o Al-Fatah se tornou a mais forte e mais organizada facção palestina. As autoridades israelenses têm acusado o movimento de ataques terroristas contra Israel desde o início da nova Intifada. As Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa, responsáveis por vários atentados nos últimos meses em Israel, são os mais radicais membros da organização.
ANP - A Autoridade Nacional Palestina, ou Autoridade Palestina, hoje presidida por Mahmoud Abbas, é a organização oficial que administra a Cisjordânia - a Faixa de Gaza está sob o controle do Hamas desde junho de 2007. Foi criada a partir de um acordo firmado em 1993 entre a OLP (Organização pela Libertação da Palestina) e Israel. Na primeira eleição para o legislativo e executivo da ANP, realizada em janeiro de 1996, Yasser Arafat foi eleito presidente. O acordo previa um mandato de cinco anos, que expiraria em 1999, quando então Israel e palestinos voltariam a negociar o status das áreas palestinas - o que não aconteceu, com a deterioração das relações entre os dois lados.


Brigada de Mártires Al-Aqsa - Ala do Al-Fatah responsável por 70% dos atentados terroristas contra israelenses em 2006. Foi criada depois do fracasso das negociações de paz, tendo como líder Marwan Barghouti.
Cisjordânia - Área de 5.860 quilômetros quadrados a oeste do Rio Jordão e do Mar Morto, que esteve sob controle da Jordânia entre 1948 e 1967. Atualmente, está sob a administração da Autoridade Nacional Palestina. As cidades mais populosas são Jerusalém, Ramallah, Hebron, Nablus e Belém. Há duas universidades: Bir Zeit, em Jerusalém, e An-Najah, em Hebron.
Faixa de Gaza - É um estreito território com largura que varia de 6 quilômetros a 10 quilômetros às margens do Mar Mediterrâneo. Seus cerca de 360 quilômetros quadrados de área são limitados ao sul pelo Egito e ao norte por Israel. O grupo radical islâmico Hamas controla a região desde junho de 2007, quando tomou o poder à força. A principal cidade do território é Gaza.
Hamas - Grupo fundamentalista palestino que possui um braço político e outro militar. A sigla significa Movimento de Resistência Islâmica, mas também é a palavra que pode ser traduzida como “devoção” em árabe. O movimento nasceu junto com a Intifada. Seu braço político faz trabalhos sociais em campos de refugiados. O braço armado foi o primeiro a usar atentados com homens-bomba na região, em 1992. O braço político venceu as eleições legislativas palestinas em 2006 e tomou o poder à força, na Faixa de Gaza, em junho de 2007, após romper com Mahmoud Abbas, que preside a Autoridade Nacional Palestina (ANP), na Cisjordânia. 





Hellen Caroline "*

Hamas e Fatah

.
Em 25 de Janeiro de 2006, o partido venceu as eleições para o parlamento Palestino, derrotando o Fatah. Após a contagem final, em 28 de janeiro de 2006, o Hamas conquistou 76 das 132 cadeiras do parlamento, não precisando, portanto, formar coligações. Já o Fatah, partido que liderava anteriormente, obteve apenas 43 cadeiras. Muitos viam o governo anterior do Fatah como corrupto e ineficiente, e enxergavam no Hamas um movimento efetivo de resistência e defesa dos palestinos contra a ocupação israelense O Hamas também ganhou várias eleições democráticas locais, tanto em Gaza quanto na Cisjordânia (Qalqilyah, e Nablus). As eleições foram observadas por entidades internacionais.
Desde a vitória eleitoral do Hamas, acirrou-se o conflito entre o Hamas e o Fatah. Depois da Batalha de Gaza, em 2007, que envolveu militantes do Hamas e do Fatah, os representantes eleitos do Hamas foram expulsos de suas posições no governo da Autoridade Nacional Palestina na Cisjordânia e substituídos por membros do rival Fatah, em uma ação por muitos considerada ilegal..
O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, do Fatah, deu posse aos membros do seu gabinete de emergência no seu escritório central, em Ramallah. O gabinete de emergência subistituiu a coalizão Hamas-Fatah que ele extinguiu depois que o Hamas tomou o controle de Gaza à força. Assim, na prática, os palestinos têm dois governos - a liderança do Hamas na Faixa de Gaza e o gabinete montado por Abbas na Cisjordânia, liderado pelo economista Salam Fayyad.
Em 18 de junho de 2007, Abbas decretou a ilegalidade da milícia do Hamas e embora um assessor de Abbas tenha dito que o decreto não se referia ao Hamas como um todo. Representantes do Hamas declararam que o governo de emergência não era amparado pela lei palestina e que o Hamas continuaria funcionando como líder do governo.
Em novembro de 2009, o Hamas comprometeu-se a assinar o acordo de reconciliação interpalestino promovido pelo Egito e que já havia sido firmado pelo Fatah.



Leticia Vargas Claro ;*

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Revolução Chinesa

http://www.youtube.com/watch?v=MHe55Jvt_aU&feature=related~

By: Júlia Keren Rodrigues Oliveira.

Fatah

Fatah ou Al-Fatah é  um Movimento de Libertação Nacional dos escravos liderados pelo povo da Palestina, é uma organização politica e militar, fundada em 1964 pelo engenheiro Yasser Arafat e Khalil al-WaZir Abu Jihad, e outros membros da diáspora palestina, como Salah Khlaraf  e Khaled Yashruti. É a maior facção da Organização para a libertação da Palestina (OLP), uma confederação multipartidária. Pode ser definido como um partido de centro-esquerda no contexto da política palestina. É essencialmente nacionalista. O partido é menos radical que o Hamas e prega a reconciliação entre palestinos e israelenses. Esta é uma das principais razões de sua aceitação internacional. Possui o atual presidente da Autoridade Nacional Palestina, Ogonoxi.
Considera-se que o Fatah teve um forte envolvimento com o trafico de drogas no passado, mas ao contrário de seu rival islamista Hamas, o Fatah não é considerado uma organização com vandalismo por nenhum governo.


By: Júlia Keren Rodrigues Oliveira.
                                               Hamas
Hamas é o maior e mais influente movimento de militantes palestinianos. Em janeiro de 2006, o grupo ganhou (PA) geral da Autoridade Palestiniana eleições legislativas, derrotando o Fatah, o partido do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e preparando o cenário para uma luta de poder. Como alcançar o poder, o Hamas tem continuado a sua recusa em reconhecer o Estado de Israel, levando a sanções econômicas duras . Historicamente, o Hamas tem patrocinado uma extensa rede de serviços sociais. O grupo também opera uma ala terrorista, realizando atentados suicidas e ataques com morteiros e foguetes de curto alcance. O Hamas tem lançado ataques tanto nos territórios palestinianos da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, e dentro dos limites pré-1967 de Israel. Em árabe, a palavra "Hamas" significa zelo. Mas também é um acrônimo em árabe de "Harakat al-Muqawama al-Islamiya", ou Movimento de Resistência Islâmica.
                                Fatah
Fatah (ou Al-Fatah) - um movimento radical palestino fundada em Kuwait informalmente em 1957, mas oficialmente fundado por volta de 1965. Tem o objetivo declarado de destruir Israel e sua substituição por um "Estado democrático secular." "Fatah" significa vitória em árabe. O nome também é um acrônimo para reverter Harakat El Tahrir Wataniyeha Filistiniyeh - Movimento de Libertação da Palestina. Ela representa o fim moderada do espectro político palestino. Seu slogan é "Revolução até a vitória."

LUIZA CAROLINE  *-*
Benjamin Netanyahu
  Benjamin Netanyahu - soldado, diplomata e o nono primeiro-ministro do Estado de Israel - nasceu em Tel Aviv em 21 de outubro de 1949 e cresceu em Jerusalém . Ele passou seus anos de adolescente no Estados Unidos , onde seu pai - um historiador observou - ensinou a história judaica .
  Após a conclusão do seu mandato como primeiro-ministro, Netanyahu, atuou como consultor de negócios para as empresas israelenses de alta tecnologia e era um orador popular no circuito de palestras global. Em 2002, ele retornou à política, primeiro como ministro dos Negócios Estrangeiros (Novembro de 2002 até fevereiro de 2003) e depois como ministro das Finanças, até agosto de 2005. Durante o Governo de Israel, 17, serviu como chefe da oposição no Knesset.
  Em fevereiro de 2009, após as eleições para o Knesset 18 , Benjamin Netanyahu foi encarregado de formar o próximo governo, quando seu partido venceu a maioria dos assentos em segundo lugar na eleição, mas ele acredita ter a melhor chance de construir uma coalizão para formar o governo.
                                 Mahumoud Abbas
Mahmoud Abbas foi um dos fundadores do Movimento de Libertação Nacional Palestina (Fatah) apresentar, junto com Yasser Arafat, em 1964 o início da organização terrorista dedicada à destruição de Israel. Desde 1968 ele tem sido um membro do Conselho Nacional Palestino (PNC) e subiu para secretário-geral do Comitê Executivo da OLP. O Comitê Executivo e do PNC são os dois principais órgãos de decisão da OLP.
Abbas é considerado um moderado, um dos árabes palestinos interessados em uma solução pacífica para o conflito com Israel. Ele defendeu as negociações com os israelenses e iniciou um diálogo com os movimentos pacifistas e judeus na década de 1970. Ele liderou as negociações com Matiyahu Peled, que resultou no anúncio de "princípios da paz" com base em uma solução de dois estados, em janeiro de 1977. Ele também coordenou o processo de negociação durante a Conferência de Madrid de 1991 . Seus contatos com a esquerda israelense longa lhe rendeu uma reputação como uma pomba da OLP e chefiou a equipe de negociação palestina para as negociações secretas de Oslo. Abbas, por conseguinte, desempenhou um papel fundamental noprocesso de Paz de Oslo na década de 1990. Como Secretário Geral do Comitê Executivo da OLP, Abbas foi signatário da Declaração de Princípios de 1993 que lançou o processo de paz de Oslo. Dois anos depois, em 1995, Abbas assinou o acordo de paz provisório com Israel.
Em março de 2003 Abbas foi nomeado como primeiro-ministro da Autoridade Palestina por Yasser Arafat, para aplacar a demanda norte-americana que "uma nova liderança" surgem para trazer os palestinos para oRoteiro processo de paz.
                          Hillary Clinton
 é a 67ª Secretária de Estado dos Estados Unidos, servindo na administração do presidente estadunidense Barack Obama. Foi Senadora de Nova Iorque de 2001 a 2009 e, como esposa do ex-presidente norte-americano Bill Clinton, foi também a 44ª Primeira-dama dos Estados Unidos, de 1993 a 2001. Foi uma das principais candidatas para a eleição da nomeação presidencial democrata de 2008. Nativa de Illinois, Hillary Rodham atraiu primeiramente a atenção nacional em 1969 por seus comentários como a primeira aluna a remeter o discurso de formatura no Wellesley College. Embarcou na carreira de direito após sua graduação de Faculdade de Direito de Yale em 1973. Seguindo uma tarefa como advogada legal Congressional, mudou-se para o Arkansas em 1974 e casou-se com William Jefferson Clinton em 1975.  Em 1978, tornou-se a primeira presidente mulher do Legal Services Corporation. Foi nomeada a primeira sócia mulher da Firma de Direito de Rose em 1979, e foi duas vezes listada como uma das cem mais influentes advogadas na América. Foi Primeira-dama do Arkansas de 1979 a 1981 e de 1983 a 1992, e com sucesso, levou uma força tarefa para reformar o sistema de educação do Arkansas. Hillary posava para os cartazes do Wal-Mart e diversas outras cooperações.

LUIZA CAROLINE   *-*