Quem somos nós?

Minha foto
Este é o Blog do 9° Ano E - Vespertino, onde estudamos os conteúdos de Geografia de forma rápida e moderna.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Judeus x Palestinos





O conflito entre judeus e árabes na Palestina é causado por motivos religiosos. Os judeus entendem que a Palestina lhes foi dada por Deus há 4 Mil anos atrás. Eles pretendem reconstruir lá o templo de Salomão na Colina de Sion, onde os árabes construíram a mesquita de Omar. Então eles não lutam por ouro ou petróleo, mas sim por um lugar, uma colina: Sion. Os judeus, por sua vez, liderados pro Theoro Herzl concluíram que se a América era dos americanos, a Alemanha dos alemães, a Judéia tinha que ser dos judeus.

As raízes remotas do conflito remontam aos fins do século XIX quando colonos judeus começaram a migrar para a região. Sendo os judeus um dos povos do mundo que não tinham um Estado próprio, tendo sempre sofrido por isso várias perseguições, foram movidos pelo projeto do sionismo, cujo objetivo era refundar na Palestina um estado judeu. Entretanto, a Palestina já era habitada há séculos por uma maioria árabe.

Uma moça de 18 anos, candidata à mulher-bomba. A jovem, recém-casada, afirma que o ataque suicida é o sonho de todo palestino.

Um correspondente da BBB no Oriente Médio conversou com a palestina que atende pelo pseudônimo de Oum Anas. Ela declarou com firmeza e clareza a respeito da decisão de se tornar uma mulher-bomba - ou mártir, termo usado pelos militantes.

Oum tomou sua decisão há um ano e seu marido sabe da sua escolha.




Igor Bomfim Dourado (;

Nenhum comentário:

Postar um comentário