Quem somos nós?

Minha foto
Este é o Blog do 9° Ano E - Vespertino, onde estudamos os conteúdos de Geografia de forma rápida e moderna.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

. Judeus e Palestinos ,





Conflito entre Judeus & Palestinos 

Essa briga entre eles é por territórios. Os judeus crêem que Israel é a terra prometida por Deus , os árabes também. As tensões entre judeus e árabes começaram a emergir a partir da década de 1890, quando judeus provenientes da Europa começaram a emigrar, formando e aumentando comunidades judaicas na Palestina. Muitos anos depois os judeus voltam para a Palestina querendo tomar posse daquela região novamente,mas é claro que os Palestinos não cederam tão facilmente. Então a ONU dividiu o estado Palestino em dois territórios:Israel para abrigar os judeus e a Palestina para abrigar os árabes Palestinos. A briga continua até hoje por que a ONU deu apenas 42,9% da área total para os árabes e eles se sentiram prejudicados pois eles são maioria na região.


Será que algum dia haverá paz entre judeus e palestinos?


Em 13 de setembro de 1993, o mundo parou para ver um aperto de mãos. A cena, que se desenrolava no gramado da Casa Branca, era inacreditável. De um lado, Yitzakh Rabin, primeiro-ministro israelense, detestado pelos palestinos; do outro, Yasser Arafat, líder da OLP, tachado de terrorista por Israel. Os dois inimigos estenderam os braços e realizaram o gesto universal da amizade, diante de um satisfeito Bill Clinton e dezenas de repórteres embasbacados.

O fracasso do "processo de paz" determina o peso do legado que 60 anos de conflitos entre árabes e judeus lança sobre os ombros do mundo. As conseqüências econômicas, por exemplo, são funestas: sempre que um novo surto de violência explode na região, as bolsas de valores ao redor do planeta se eriçam – afinal de contas, é de lá que vem a maior parte do petróleo mundial, sangue e vida da civilização contemporânea.


Por: Camila Oliveira Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário