Os dois pólos do planeta são circundados por oceanos que permanecem a maior parte do ano, congelados: o Oceano Glacial Ártico, ao norte, e o Oceano Glacial Antártico, ao sul. Na verdade, o Oceano Antártico é considerado uma extensão dos Oceanos Pacífico, Atlântico e Índico por causa dos limites um tanto quanto inconsistentes entre eles.
O Oceano Ártico é constituído pelo Mar do Norte, o Mar do Pólo Norte, o Mar da Noruega e o Mar de Barents. Com uma superfície de 14 milhões de km², ele banha a Europa,Ásia e América do norte se misturando ao Oceano Pacífico através do Estreito de Bering e, com Oceano Atlântico desde a costa da escócia até a Groenlândia.
No Oceano Antártico encontramos a região mais fértil de todos os oceanos do planeta. Os ventos, o relevo e as correntes marítimas do Oceano Antártico revolvem as águas do oceano criando correntes de fluxo vertical que arrastam para a superfície uma infinidade de fitoplânctons e zooplânctons que constituem o alimento dos krills, crustáceos minúsculos (de 1 a 6 centímetros) que são a base da cadeia alimentar da Antártida.
Por : Anna Caroline Franco
Nenhum comentário:
Postar um comentário