Quem somos nós?

Minha foto
Este é o Blog do 9° Ano E - Vespertino, onde estudamos os conteúdos de Geografia de forma rápida e moderna.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Oceania ;


Localização da Oceania no mapa-múndi.
A Oceania é o continente mais isolado do mundo, sua barreira geográfica fez com que fosse o último a ser descoberto pelos europeus. Em razão desse atraso em seu descobrimento ficou conhecido como "mundo novo".

Assim como na América e na África, a Oceania era ocupada por nativos antes da chegada dos europeus, em pouco tempo grande parte desses povos foram praticamente dizimados e os que restaram reivindicam até os dias de hoje os seus direitos.

O continente mais isolado do mundo é composto pela Austrália, Nova Zelândia e Papua-Nova Guiné. Sua configuração corresponde a um enorme arquipélago, com formação derivada de erupções vulcânicas. É cercado pelo Oceano Índico a oeste e Pacífico a norte, leste e sul.
 A Oceania possui uma área de 8,4 milhões de km2, e essa abrange todos os hemisférios, o maior país do continente é a Austrália, além desse existem várias ilhas dispersas pelo Oceano Pacífico. 
O maior país do continente, a Austrália, é considerado uma ilha-continente, pois está situado entre o Pacifico e o Índico com uma área de 7,6 milhões de km2, que representa 90% do total da Oceania. 
O território da Nova Zelândia é banhado pelo Mar da Tasmânia a oeste, Pacífico a leste, localizado totalmente na zona temperada do sul. Está a 1750 km da Austrália a leste, o país em questão é considerado um arquipélago, pois é formado por duas ilhas principais: uma localizada ao norte e outra ao sul, entre as duas está o Estreito de Cook. 
O conjunto de ilhas dispersas pelo Pacífico é dividido em três: a Micronésia (ilhas pequenas), a Melanésia (ilhas negras) e a Polinésia (muitas ilhas), a última concentra grande parte das ilhas da Oceania. Dentre todas as ilhas, as mais importantes são: o Havaí e a Polinésia Francesa - onde está situado o Taiti. 
No continente existem ainda onze arquipélagos-Estados com áreas pequenas, dessas destacam os Estados Federados da Micronésia, Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Nauru, Palau, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanuatu.
                                                            Brenda Barbosa ;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário