- Quase não se vê polícias nas ruas de Japão, não há policiais em abundancia porque não precisa, não existe violência urbana no país.
- No Japão, os motoristas de táxi dirigem de luvas brancas, os brancos dos carros são cobertos por finas toalhas de renda branca.E os motoristas de táxi, nos caixas de supermercado, nos hotéis, nos bares, nos restaurantes, em qualquer lugar jamais cobram um centavo do que se realmente deve ou aceitam gorjetas.
- Os japoneses têm alguma dificuldade em compreender o improviso, tudo o que um japonês faz é estritamente dentro das regras, qualquer fala fora do script o deixa confuso.
- Um dos maiores sábios confucionistas do Japão foi Muro Kyuso. Kyuso escolheu como patrono o Deus da Sabedoria, não por acaso, tornou-se padrão de comportamento no arquipélago.Formulou um código de conduta que espelha, de alguma forma, o espírito austero dos japoneses.
- Conta a lenda que os deuses atiraram ao mar sua lança poderosa e o impacto da lança com as águas fizeram espirrar 4.223 gotas. Essas gotas se transformaram nas ilhas que formam o arquipélago do Japão. Seiscentas são desabitadas, devido ao terreno pedregoso, como é boa parte da terra das demais. Obviamente, o cravejamento da lança divina foi ajudado pelos terremotos que assolam essa região. Enquanto os ocidentais, só falam nos terremotos, quando algum desses abala o Japão, os japoneses tocam sua vida normalmente.
- O metabolismo japonês é algo que precisa ser estudado. Eles são pequenininhos, mas têm grande energia. Trabalham o dia inteiro. Saem do serviço direto para os bares. Aí tomam saquê, muito saquê. Chegam em casa trôpegos, mal se agüentando sobre as pernas curtas. E no outro dia, de manhã cedo, já estão trabalhando de novo, cheios de disposição. Talvez tenha a ver com alimentação. Arroz e peixe, arroz e peixe, arroz e peixe todos os dias. Mais chá. Chá, chá, chá. Pode ser isso somado a sono em todas as horas vagas. Quem sabe devêssemos experimentar tudo isso também aqui no Brasil.
Por: Ana Luiza Rabelo :*